+Clientes e o poder das pequenas e médias empresas

Um volume expressivo de pequenos negócios tem chegado à falência apesar da tendência de crescimento do consumo em estabelecimentos de bairro. Para restaurar seu potencial competitivo, os pequenos e médios empreendedores precisam ir para o digital.

Tenho visto um volume expressivo de pequenos negócios que encerram suas atividades e fecham suas portas, em especial as localizadas em lojas de rua, apesar de não nos encontrarmos em um momento de crise econômica e da tendência do retorno do consumo em bairros residenciais, com o esvaziamento das áreas centrais das metrópoles.

Além da natural taxa de “mortalidade” de pequenas empresas, mais frágeis financeiramente do que grandes redes, outro fator pode explicar a aceleração da crise dos pequenos – a virtualização da comunicação com os clientes.

Atualmente, para o grande público não existe mais separação entre os mundos físicos e virtuais. Utilizam recorrentemente todos os meios digitais para obter informações e transacionar com empresas e serviços. Essa conveniência digital é complementar à conveniência física da proximidade, que sempre foi o trunfo dos pequenos negócios de bairro.

Quando os conglomerados percebem o poder da proximidade, partem para ocupar os espaços físicos conjugando tal ocupação com ferramentas digitais de última linha. Assim, a concorrência de lojas e negócios de grandes redes e também aquelas franqueadas ocupam cada vez mais share de mercado em detrimento dos concorrentes menores.

A resposta dos empreendedores de menor porte deve se dar também no campo digital, potencializando o que sempre fez a diferença na conquista de mercado – seu conhecimento sobre clientes e suas habilidades no fornecimento de produtos e serviços personalizados.

Muitos empreendedores já percebem e se esforçam para se empoderar digitalmente. Mas muitas vezes o fazem utilizando ferramentas rudimentares e a falta de sofisticação é percebida por sua clientela.

É este vácuo que o +Clientes procura ocupar. O kit de ferramentas que a CertifiqueOnline apresenta para pequenos e médios negócios tem recursos agregados para construção de modelos de relacionamento e atendimento de clientes de última linha, integrados para permitir que operações de menor porte venham a concorrer com seus competidores de igual para igual.

Tal passo em direção ao digital muitas vezes não é simples para empresários, tanto pela falta de recursos materiais e humanos e também pela falta de expertise técnica. Conhecendo essas limitações, a equipe da CertifiqueOnline estabeleceu um posicionamento de preços condizente com a realidade atual das pequenas e médias empresas e uma estratégica de implantação consultiva voltada ao sucesso dos clientes que utilizem nossos sistemas.

Fica o convite para saber como o +Clientes pode ajudar seu negócio a crescer e prosperar.